Como Tempestade se tornou a Deusa do Trovão
Revisite a história de Tempestade como a Deusa do Trovão, desde sua viagem a Asgard com os Novos Mutantes até sua mais recente parceria com a Tropa Thor em “Imortal Thor”.
Antes de Tempestade entrar para os X-Men, ela era uma deusa. Com seus poderes mutantes de controle climático de nível Ômega, Ororo Munroe era reverenciada por sua capacidade de trazer a tão necessária chuva para terras áridas. Embora tenha se afastado dessa função para se tornar uma heroína mutante incomum, ela nunca perdeu a centelha divina que a diferenciava dos demais mutantes mortais da Marvel.
Como parte de um de seus intermináveis esquemas contra Thor, Loki transformou Tempestade na Deusa do Trovão para envergonhar seu irmão. Apesar de seu título asgardiano ter vindo de um vilão, Tempestade se encaixava perfeitamente no papel, e ela retornou a ele em várias ocasiões - muitas vezes com a bênção de Thor.
Vamos relembrar todas as vezes em que Tempestade pegou seu martelo encantado, Conjurador de Tormentas, para se tornar uma deusa asgardiana. Também analisaremos algumas das realidades alternativas mais importantes em que Tempestade exerceu o poderoso poder de Thor.
COMO A TEMPESTADE SE TORNOU A DEUSA DO TROVÃO
O caminho de Tempestade para a divindade asgardiana começou em um de seus momentos mais difíceis. Depois de ser acidentalmente atingida por uma explosão de uma das invenções de Forge, ela perdeu seus poderes mutantes. No entanto, ela ainda trabalhava com os X-Men e, ocasionalmente, ajudava a orientar os Novos Mutantes, uma equipe de heróis adolescentes em treinamento.
Enquanto tirava uma folga com as crianças após uma batalha difícil contra o Rei das Sombras, Ororo e seus jovens companheiros foram levados para Asgard em NOVOS MUTANTES: ESPECIAL (1985) nº 1, de Chris Claremont e Arthur Adams. Enquanto os Novos Mutantes aterrissaram em diferentes partes de Asgard, Tempestade chegou diretamente ao covil de Loki, onde o Deus da Trapaça a transformou em uma águia e lhe deu a capacidade inebriante de voar novamente.
Aproveitando os sentimentos de impotência de Tempestade, Loki usou a magia asgardiana para encantá-la e colocá-la sob seu feitiço. Os X-Men confrontaram Loki em um grande banquete, onde Loki presenteou Ororo com o Conjurador de Tormentas, um martelo muito parecido com o Mjolnir, em X-MEN ANUAL (1985) #9 de Claremont e Adams. Com o martelo, Ororo podia controlar raios e trovões mais uma vez e usou esses poderes contra seus antigos companheiros de equipe.
Depois de explodir Wolverine com toda a extensão de seus poderes, Tempestade voltou a si e ajudou os X-Men a deter Hela, que tentou arrastar a alma de Logan para seu reino. Assim como os outros X-Men, Tempestade recusou a oferta de Loki de se tornar uma divindade asgardiana e abriu mão de seus novos poderes para voltar para casa com sua família mutante.
O QUE ACONTECERIA SE A TEMPESTADE FICASSE EM ASGARD?
Embora Tempestade tenha recuperado seus poderes e retomado seu papel como uma das líderes mais importantes dos X-Men no Universo Marvel, sua vida teria tomado um rumo radicalmente diferente se ela tivesse ficado em Asgard, conforme revelado em WHAT IF? (1989) nº 12, de Jim Valentino. Na Terra-904, Tempestade e cerca de metade dos X-Men aceitaram a oferta de Loki para ficar em Asgard. Como Odin estava morto e Thor havia sido transformado em um sapo na Terra, Loki colocou Ororo como a nova líder de Asgard, pois planejava governar por meio dela.
Ainda preso na forma de um sapo gigante, Thor retornou a Asgard e enfrentou Tempestade, que não reconheceu a criatura silenciosa diante dela como o Deus do Trovão. Enquanto as forças de Hela e Karnilla, a Rainha Norn, também desciam a Asgard para derrotar Tempestade, Volstagg destruiu a Espada do Crepúsculo de Surtur, a fonte do poder recente de Loki, que devolveu a Thor sua verdadeira forma.
Quando Hela tentou reivindicar a alma de Ororo como vingança por ter salvado a vida de Wolverine em sua última batalha, Thor, Tempestade e as Valquírias se uniram para matar a Deusa da Morte. Após essa batalha, Thor renunciou à sua reivindicação ao trono de Asgard e nomeou Tempestade como sua herdeira imediata, tornando-a a soberana reinante de Asgard.
COMO O MARTELO DE TEMPESTADE FOI DESTRUÍDO
Após o retorno dos poderes mutantes de Tempestade, seu tempo como Deusa do Trovão tornou-se uma nota de rodapé em sua história heroica. Mas durante seu casamento com o Pantera Negra e seu reinado como Rainha de Wakanda, Conjurador de Tormentas ressurgiu em X-MEN: PARA SERVIR E PROTEGER (2010) #3, de Marc Guggenheim e Eric Koda. Enquanto Thor vasculhava os destroços da recém-destruída Asgard, ele encontrou o Conjurador de Tormentas em uma caixa com o nome de Ororo. Sem saber ao certo o que era o martelo, o Deus do Trovão viajou para Wakanda e o entregou a Tempestade.
Assim que tocou no Conjurador de Tormentas, Tempestade se transformou na Deusa do Trovão e caiu sob o feitiço de Loki mais uma vez. Por reflexo, ela atacou Thor, e os dois heróis foram para os céus e lançaram raios um contra o outro. Enquanto tentava se libertar da maldição asgardiana, Tempestade pegou a mão de Thor e os heróis usaram o Mjolnir para despedaçar o Conjurador de Tormentas. Quando os últimos efeitos da maldição de Loki se dissiparam, Tempestade voltou a si e disse a Thor o quanto estava tentada por sua oferta de poder.
TEMPESTADE, DEUSA DO TROVÃO E GUERRAS SECRETAS
Após o fim do Multiverso, Tempestade teve outra chance de ser a Deusa do Trovão no Mundo Bélico durante GUERRAS SECRETAS (2015). Quando as realidades paralelas se chocaram e obliteraram a maior parte do Multiverso, o Doutor Destino forjou os restos desses mundos destruídos em um reino chamado Mundo Bélico. Para manter a ordem em sua criação, o Deus Imperador Destino reuniu os Deuses e Deusas do Trovão sobreviventes do Multiverso para servir como sua Tropa de Thor.
Ororo serviu como uma das fiéis tenentes de Destino em todo o Mundo Bélico. Com seus companheiros Thors, ela defendeu um reino governado por Magneto chamado Monarquia de M e confrontou os heróis de dois universos que haviam se chocado. Ela também foi um dos vários Thors apresentados em THORS (2015) #1 por Jason Aaron e Chris Sprouse, onde ela se juntou a uma equipe que investigou um assassino em série que fez o salto proibido entre os diferentes reinos do Mundo Bélico. Junto com o restante da Tropa Thor, ela acabou se rebelando contra Destino
RETORNO DO CONJURADOR DE TORMENTAS
Quando os muitos mundos do Multiverso foram reconstruídos, o Conjurador de Tormentas aparentemente também foi reconstruído. Na aldeia onde Ororo era venerada, um deus das trevas chamado Uovu assumiu o poder e executou Ainet Mwangi, a mãe adotiva de Tempestade, por se recusar a renunciar a Ororo. Em seus últimos suspiros, Ainet fez uma oração que convocou o Conjurador de Tormentas para Tempestade.
O martelo asgardiano encontrou Tempestade enquanto ela e os X-Men estavam no meio de uma batalha contra Algurus Cita, um gigante desenfreado da Zona Negativa, em X-MEN: DOURADOS (2017) #25 de Marc Guggenheim, Paulo Siqueira e José Luis. Quando o Conjurador de Tormentas a encontrou, Ororo recebeu seus poderes asgardianos restaurados, que ela usou para dar o golpe final contra o Deus Caído da Zona Negativa.
Embora Tempestade tenha tentado enviar o martelo de volta para Asgard, Conjurador de Tormentas continuou retornando a ela, o que lhe deu um aumento considerável de poder. Quando finalmente soube da morte de sua mãe adotiva, Tempestade viajou para sua antiga casa em X-MEN: DOURADOS (2017) #33, de Guggenheim e Michele Bandini. Quando Tempestade encontrou uma vala comum subterrânea, Conjurador de Tormentas convocou os X-Men enquanto Ororo confrontava Uovu. Com a última energia de onjurador de Tormentas, Tempestade matou o deus da escuridão com um enorme raio que também quebrou seu martelo e usou o último de seus poderes asgardianos.
TEMPESTADE E A TROPA THOR
Embora as habilidades asgardianas de Tempestade tenham vindo originalmente de Loki, Thor foi o responsável pela mais recente transformação de Tempestade na Deusa do Trovão. Enquanto Tempestade servia como líder de uma civilização mutante amante da guerra chamada Arakko em Marte, Thor chamou Tempestade para ajudá-lo a lutar contra Toranos, um Deus Ancião vingativo e controlador do clima, em IMORTAL THOR (2023) #4, de Al Ewing e Martin Coccolo.
Tempestade ficou chateada por ter sido afastada de seus deveres com Arakko, mas entendeu por que Thor ligou quando viu Toranos. Ela segurou brevemente o Mjolnir, que restaurou seus poderes asgardianos por um minuto. Junto com Valquíria (Jane Foster), uma versão mais heróica de Loki, e Beta Ray Bill, Tempestade se juntou à nova Tropa Thor. Todos os Deuses do Trovão compartilharam o Mjolnir e seus poderes para combater o Deus Ancião. Depois de derrotarem Toranos, Tempestade retornou a Arakko com os agradecimentos e desculpas de Thor.
Após a queda de Krakoa, Thor e os Vingadores convidaram Tempestade para se juntar aos Heróis Mais Poderosos da Terra para que ela pudesse representar os interesses da humanidade mutante em VINGADORES (2024) #17, de Jed MacKay e Valerio Schiti. Enquanto Thor se afastava para se concentrar em seus próprios desafios, ele incentivou Tempestade a aceitar a oferta dos Vingadores e assumir seu papel como o Deusa do Trovão residente do grupo.
Comentários
Postar um comentário